Nossa Origem
Localizadas entre as mais belas montanhas do Sul de Minas, na cidade de Campestre, as Fazendas Mantissa e Agro Fonte Alta se caracterizam pelos cafezais entremeados por faixas de Mata Atlântica, de um solo fértil e argiloso, com altitudes até de 1280 metros.
A Família Mantissa cresceu, desenvolveu e, hoje, consegue colher os frutos do seu trabalho através das certificações e premiações conquistados ao longo desses anos. A Fazenda Mantissa foi finalista da 15º à 20ª Edição do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável no Café, sendo que na 17º edição alcançou o terceiro lugar, certificando o desempenho e a paixão da equipe.
Estar próximo ao produtor é uma das nossas maiores riquezas. Isso se deve à região Mineira que mantém sua tradição e, principalmente, sua receptividade. De portas abertas, estamos prontos para receber todos com suas experiências sobre a lavoura, colheita, pós-colheita e armazenagem. Dessa forma, contribuímos juntos para desenvolver produtos com qualidade.
Nosso Processo
O Plantio
Uma das etapas fundamentais para garantir a excelência da bebida, é o plantio. Geralmente, são feitas aração e gradagem e, em seguida, o manuseio do solo para receber a planta. O plantio é feito no período de chuvas, pois o solo está úmido. Posteriormente são feitas a adubação e a calagem, dependendo da condição ambiental apresentada pelo solo.
A Colheita
Uma das principais etapas do processo do Café, é a Colheita. Ela interfere diretamente na qualidade do produto, pois deve ser realizada no momento em que o grão apresentar a maior uniformidade de maturação. A colheita do café acontece em períodos programados, quando o fruto está maduro e todos seus açúcares já desenvolvidos, com mão-de-obra treinada e de forma criteriosa. A fazenda trabalha com colheita manual e mecanizada.
Secagem e Benefício
A Fazenda trabalha com diferentes processos de pós-colheita para atender as demandas dos mais exigentes clientes e necessidades do mercado. Cereja descascado, natural e lotes de cafés fermentados são alguns dos principais processos da fazenda.
Classificação e Degustação
Nesta etapa provamos o resultado de todo o trabalho na lavoura e no terreiro. Todos os lotes são analisados fisicamente e sensorialmente pelos nossos Q-graders de acordo com a metodologia SCA, onde o café é classificado em uma escala de 0 a 100.
Armazenagem e Comercialização
Todos os cafés são devidamente separados por lotes e acompanhados da lavoura até a armazenagem, oferecendo rastreabilidade completa e informações detalhadas em todas as etapas. Seguindo com o mesmo cuidado e atenção aos detalhes, os lotes são armazenados em Big bags ou em sacaria de juta de 60 kgs.
Torra
A Fazenda trabalha com diferentes processos de pós-colheita para atender as demandas dos mais exigentes clientes e necessidades do mercado. Cereja descascado, natural e lotes de cafés fermentados são alguns dos principais processos da fazenda.
Qualidade Comprovada
As fazendas quem compõem a Mantissa Cafés Especiais seguem rigorosamente as normas rígidas de produção, conservação ambiental, geração de emprego e renda, sendo reconhecidas por diversos prêmios de produtividade e de qualidade.